Bioimpedância Brasília – DF

bioimpedância

A bioimpedância é um exame realizado para analisar a composição corporal. De forma rápida, indolor e precisa, ele nos permite conhecer além do peso e do índice de massa corporal (IMC), a quantidade aproximada de músculo, gordura, água corporal, e até mesmo a quantidade de calorias que o corpo queima ao longo do dia com atividades vitais (taxa metabólica basal). Tudo isso de forma segmentada, ou seja, mostrando a quantidade dos diferentes tecidos de cada membro do corpo (braços e pernas), além do abdome.

Como funciona a Bioimpedância? 

Esse tipo de aparelho realiza essa avaliação através de placas metálicas que conduzem uma corrente elétrica fraca e imperceptível que atravessa todo o corpo. Essa corrente passa facilmente pela água, percorrendo de forma rápida tecidos mais hidratados, como o músculo e mais lentamente tecidos com pouca água, como a gordura e o osso. Desta forma, a velocidade que essas ondas passam, faz com que o aparelho forneça a quantidade de cada um dos tecidos. Para isso, basta subir descalço, deixando os pés e as mãos em contato com as placas para que ele faça essa análise.

Bioimpedância em Brasília - DF

Bioimpedância em Brasília

Bioimpedância – Por que fazer

Além rápido e indolor o resultado desse teste é um bom parâmetro para acompanhar o desenvolvimento do tratamento nutricional. Esse acompanhamento é muito importante para pessoas que estão em processo de emagrecimento ou ganho de massa muscular, afinal, cada parte do corpo apresenta pesos diferentes e assim sendo, a balança não garante que houve alteração positiva de composição corporal.

Resultados mais precisos

Para garantir que o resultado do exame seja o mais fiel possível é necessário que se realize uma pequena preparação:

  • Esteja em jejum de pelo menos 3h antes do exame – Assim, o alimento não interfere no resultado.
  • Vá ao banheiro antes do teste – A urina pode mascarar o resultado, mostrando maior quantidade de água que o seu corpo realmente tem.
  • Evite praticar exercícios nas ultimas 24h antes do teste – A atividade física pode alterar momentaneamente a composição corporal.
  • Realize o exame com roupas leves e elimine joias e metais do corpo – Os metais também podem mascarar o resultado.
  • Não passe creme nos pés ou nas mãos – Isso garante a correta entrada da corrente elétrica pelo corpo.

Quem não pode fazer

Mulheres que estejam no período menstrual ou próximo a ele, gestantes ou com suspeita de gravidez e pessoas em estado febril não devem realizar o exame pois o resultado fornecido não será fiel. O exame também é contraindicado para usuários de marca-passo ou outro aparelho eletrônico que dê suporte a vida.