• Nutrição

Nutrição em Brasília – DF

Como Nosso Programa Nutricional Pode lhe Ajudar

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

Feita por meio de uma anamnese completa, a avaliação nutricional é de fundamental importância para conhecimento de hábitos de vida, rotina, histórico familiar, histórico médico, além da avaliação por exame físico e laboratorial. Assim, um plano alimentar e metas são estabelecidos individualmente para você.

ACOMPANHAMENTO

Podendo ser semanal, quinzenal ou mensal, a depender de cada paciente. Desta forma, conseguimos manter o foco e sanar dúvidas de forma rápida, aumentando o sucesso do tratamento.

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO NUTRICIONAL​

Feitos de forma individualizada, de acordo com as características, objetivos e rotina de cada paciente; sem restrições desnecessárias, com mudanças graduais em busca do EQUILÍBRIO.

nutrição em Brasília DF

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

Acompanhamento Nutricional Brasilia DF

REALIZAMOS ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL EM:

  • Emagrecimento: Sobrepeso ou obesidade;
  • Hipotireoidismo;
  • Diabetes e controle glicêmico;
  • Hipertensão;
  • Alergias e intolerâncias alimentares;
  • Esteatose hepática (gordura no fígado);
  • Alterações em Colesterol e Triglicerídeos;
  • Problemas Gástricos: Gastrite, ulcera, disbiose intestinal, etc;
  • Prática de Atividade Física;
  • Reeducação alimentar.

EMAGRECIMENTO:

Muito além da estética, na maioria dos casos a redução de peso está associada à melhoria da qualidade de vida e ao reestabelecimento da saúde de um indivíduo.

Mas com o crescente aumento da obesidade e sobrepeso, o assunto “emagrecimento” tem se tornado cada vez mais comum e muitas vezes, doloroso. Normalmente está associado à dietas restritivas e à prática de atividade física intensa e extenuante. Embora essa metodologia traga resultados rápidos, a rotina se torna desgastante, gerando um alto índice de desistência, levando até mesmo ao reganho de peso.

Por entender que a alimentação vai muito além do simples ato de comer, na clínica Acuvida buscamos estabelecer metas cabíveis relacionadas aos fatores que podem interferir nas escolhas alimentares (sociais, culturais e emocionais). Buscamos justificar através da educação nutricional a melhor forma de realizar escolhas saudáveis, com mudanças gradativas. Desta forma a redução de peso passa a não ser a meta, mas acaba sendo consequência do tratamento.

Além disso, o foco está na diminuição de gordura corporal e não na simples redução de peso. Utilizamos como parâmetro de avaliação o exame de bioimpedância, para garantir que estamos trilhando o caminho certo.

Nutrição em Brasília - DF - emagrecimento
Nutrição em Brasília - DF - Doenças cronicas

DOENÇAS CRÔNICAS

Chamamos de doenças crônicas não transmissíveis aquelas que além de não serem contagiosas, se desenvolvem no decorrer da vida. Tem uma longa duração e normalmente podemos apenas controlar, como é o caso do diabetes, da hipertensão, do câncer, dentre outras. Essas doenças representam hoje a maior causa de morte em todo o mundo, além de manter um alto índice de prevalência e incidência.

Sabe-se que a alimentação é um dos fatores que mais estão relacionados com o desenvolvimento ou não de tais patologias, mostrando mais uma vez que manter uma alimentação equilibrada desde a infância não é apenas uma questão relacionada ao emagrecimento e sim à qualidade de vida.

Pessoas portadoras dessas doenças necessitam de ajustes específicos para o seu problema. Algumas alterações na alimentação são capazes de promover melhorias significativas na qualidade de vida de quem vai precisar conviver com essa nova fase. Na clínica Acuvida você conta com profissionais competentes para auxilia-lo nessa jornada, tentando fazer com que ela se torne cada vez mais fácil.

ALERGIAS E INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES

A alergia alimentar é uma resposta exagerada do sistema imunológico após o consumo de um determinado alimento capaz de gerar essa reação. Manifesta-se mais comumente em crianças, porém, pessoas de todas as idades podem apresentar sintomas que geralmente surgem na pele (urticária, inchaço, coceira…), no sistema respiratório e podem, em alguns casos, comprometer o funcionamento de vários órgãos.

Já a intolerância, acontece quando um alimento não foi bem digerido, desta forma, pode causar sintomas gastrointestinais como dores, inchaço, formação de gases e diarreia. Os sintomas acabam sendo mais severos quanto maior for a quantidade de alimento ingerida.

Quando um indivíduo apresenta alergia ou intolerância alimentar, a primeira conduta é a retirada do alimento causador dos sintomas. Entretanto, é importante que esse alimento seja substituído por opções que evitem deficiências nutricionais, o que pode levar ao quadro de anemias e desnutrição, especialmente em crianças. Além disso, existe a possibilidade de contaminação cruzada, se fazendo necessário o conhecer e identificar práticas que comprometam o correto tratamento.

O acompanhamento nutricional tem como objetivo, minimizar os sintomas gerados. Para isso realizamos orientações sobre preparação de alimentos, leitura de rótulos, além da personalização do plano alimentar, minimizando o desconforto e evitando as possíveis consequências dos alimentos causadores da alergia ou intolerância.

atividade-física

PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Qualidade de vida: Talvez esse seja o principal objetivo da maioria das pessoas atualmente e estar saudável representa a junção de uma série de fatores que devem ser não somente praticados, mas estar em equilíbrio.

Ter uma vida fisicamente ativa, por exemplo, é um dos pontos mais importantes para quem busca melhorias de saúde, ou mesmo evitar o surgimento de doenças crônicas, entretanto, não é o único. Alimentar-se de forma saudável e equilibrada é o primeiro passo para quem pratica ou vai iniciar qualquer tipo de exercício físico, uma vez que o alimento é o combustível que o corpo irá utilizar para desempenhar essa atividade.

Boas fontes de carboidratos, proteínas e gorduras são capazes de trazer nutrientes essenciais para um bom desempenho físico. Mas qual seria a quantidade adequada? De forma individualizada, conseguimos ajustar alimentos e quantidades, além de fornecer orientações, estabelecendo metas, para que muito além de resultados estéticos consigamos melhorias da saúde como um todo. Venha para Acuvida!

Alimentação Saudável para crianças

CRIANÇAS

A alimentação infantil tem se tornado um verdadeiro problema em decorrência do atual estilo vida, que normalmente está associado à preferência por alimentos industrializados e do tipo fast food. Embora sejam práticos, o consumo frequente desse tipo de comida, pode ter como consequência a obesidade infantil, que juntamente com o sedentarismo, tem levado ao desenvolvimento precoce de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, etc.

É durante os primeiros anos de vida que os hábitos alimentares são formados, desta forma se torna imprescindível que a criança entenda a importância de se alimentar de forma consciente desde muito cedo, afinal, os hábitos adquiridos por ela é que vão determinar sua qualidade de vida na fase adulta, além de contribuir para o seu correto crescimento e desenvolvimento.

Vale lembrar que a alimentação infantil vai depender do exemplo demonstrado pelos pais, mostrando que manter uma alimentação adequada é tarefa para todas as fases da vida.

alimentacao-de-idosos

IDOSOS

Para algumas pessoas, é apenas a terceira idade, já para outras, se trata da “melhor idade”. Passar dos 60 anos nos mostra que o tempo passa rápido demais, mas também que devemos aproveitar cada momento e entender o privilégio que é chegar até essa nova fase.

Envelhecer é um processo fisiológico, natural e inevitável, que todos nós passaremos. Em virtude da idade, nosso corpo passa por mudanças normais, mas sem a mesma vitalidade de antes. O mais importante nesse processo é evitar o desenvolvimento de doenças ou, por vezes, evitar o seu progresso e desconforto. Assim sendo, para curtir esse novo tempo de forma saudável e com qualidade de vida, é necessário que hábitos do cotidiano sejam estabelecidos de forma adequada.

Não é segredo para ninguém que se alimentar bem é um dos principais fatores responsáveis para prevenção e melhoria da saúde, sendo que na terceira idade, isso não se torna diferente. Consumir alimentos saudáveis, fontes de vitaminas e minerais capazes de suprir as necessidades individuais que essa fase exige é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo e para suprir as necessidades que se encontram alteradas de acordo com a idade.

Tratando Ansiedade

Sabe quando bate aquela ansiedade e você desconta na Comida?

Esse é um problema de muitas pessoas e um dos grandes causadores do sobrepeso e obesidade.

A ansiedade pode ser uma grande inimiga da sua alimentação, fazendo você comer muito mais do que precisava.

E como a Acupuntura é uma excelente opção de tratamento para a ansiedade, ela também pode ser usada para ajudar no emagrecimento.

E esse é um dos grandes diferenciais da Clínica Acuvida. Nós criamos um programa em que você faz um acompanhamento nutricional e ainda realizamos sessões de acupuntura para diminuir a sua ansiedade, evitando a alimentação excessiva.

Ansiedade e a Comida - Clínica Acuvida

Entre em Contato

Clínica Acuvida – Centro Clínico Sudoeste

(61) 3264-2932

(61) 99858-0487

Horários

Segunda à Sexta  das 9h às 18h

Sábado das 9h às 12h

Endereço 

SHCSW lotes 3/4/5 Centro Clínico Sudoeste (ao lado do HFA – Hospital das Forças Armadas).
Brasília – DF – CEP: 70673-416