Acupuntura: Principais Dúvidas

O Que é Acupuntura?

Acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele, com o objetivo de obter efeito terapêutico e promover a cura. O estímulo pode ser feito das mais variadas formas como por exemplo: agulhas, moxa, ventosa, eletro, laser, entre outros.

Principais Dúvidas sobre Acupuntura:

1-Acupuntura é só agulha?

R. Não. A acupuntura pode ser feita utilizando-se uma série de recursos. Exemplo: Aplicação Sistêmica (agulhas), ventosa, moxa, aurículo, magneto e eletro.

2-Como funciona a Acupuntura?

R. A Acupuntura produz a cura através de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre, os meridianos; o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias produzidas pelo próprio organismo – endorfinas, serotoninas, prostaglandinas e encefalinas.

3-Como é o tratamento?

R. A sessão se divide em três etapas: anamnese, terapêutica e aplicação com duração de 1 hora.

Anamnese é a investigação do quadro clínico do paciente. Cruza-se as informações dos sintomas trazidos pelo paciente com os dados obtidos através de diagnósticos pela língua, pulso e linguagem não verbal.

Terapêutica consiste na determinação dos pontos a serem trabalhados e das técnicas que serão utilizadas (agulhas, moxa, ventosas, etc.). Leva-se em conta o perfil e a sensibilidade do paciente, buscando combinar efetividade com conforto. O tratamento escolhido pode variar entre as sessões, pois a cada atendimento se encontra uma nova realidade.

Aplicação é o momento da utilização das técnicas escolhidas. Deita-se o paciente na maca, faz-se assepsia com álcool nos locais onde será feito o procedimento. Aplica-se agulhas descartáveis por um período de 15 a 30 minutos em média. Recomenda-se uso de roupas confortáveis que permitam recolhimento de mangas e calças.

4-Acupuntura sangra?

R. Depende. Em caso de pontos com grande concentração de energia estagnada, pode ocorrer um sangramento em botão. Isto é positivo, pois significa que houve circulação de energia.
Outra situação é através da técnica de sangria (sangramento induzido), que tem por objetivo circular a energia. Este método requer o uso de lanceta descartável.
Por fim, eventualmente pode-se atingir um vaso sanguíneo. Este tipo de sangramento é raro e superficial, não devendo causar preocupação.

5-Como é feito o diagnóstico?

R. O diagnóstico é feito através da soma do relato do paciente às análises da Língua (análise do microssistema), Pulso (observação da função dos meridianos) e Linguagem não verbal (postura, tez, voz).

6-Acupuntura Dói?

R. Depende. A intensidade da sensação varia de acordo com a sensibilidade individual. Cabe ao acupunturista respeitar o limite de cada um encontrando um equilíbrio entre conforto e eficácia.

7-Acupuntura tem contra indicações?

R. Sim. Em caso de gestação, sugere-se receber a aplicação até o terceiro mês de gravidez, para evitar o estímulo da contração. Em caso de portador de marca-passo, não se recomenda o uso de eletroestimulação.
Importante ressaltar que cada terapeuta tem a sua abordagem e nada substitui o bom senso.

Procure um especialista – Acupuntura DF | Clínica Acuvida

Deixe seu comentário: